Eu, já sendo líder, imaginei que este livro seria um tanto “básico” para mim. Não poderia estar mais errada. Além de relembrar aquilo que já conheço, aprendi novos conceitos e tive percepções valiosas para minha carreira.
Sempre achei a teoria muito importante. Essa teoria tradicional mesmo, do livro na mão. E nessa, em específico, foi possível reiterar algo em que acredito muito: a liderança não é estática, ela é uma “jornada contínua de crescimento, adaptação e aprendizado. […] Acima de tudo, seja um líder que você gostaria de ter”.
- Morgana Johann / Leitora de Designer & Líder
Para quem é este livro?
DesignOps
Product Designers
Product Managers
Lideres de Design
Recursos Humanos
Especialista em Design
Designer & Líder: Fundamentos da Liderança em Design
Este livro é dividido em quatro partes que exploram os Fundamentos da Liderança em Design, baseados em conhecimentos que adquiri ao longo da minha carreira em gestão de times de Design, mentorias e diálogos com profissionais em transição de carreira. Reconheço que essa é uma fase complexa e repleta de incertezas, e acredito que os fundamentos apresentados aqui o auxiliarão a exercer a liderança de forma intencional.
Parte 1 – Sobre a Liderança em Design
Na primeira parte, abordamos o fundamento inicial da Liderança em Design: o Autoconhecimento. Essencial para a elaboração de um plano de carreira sólido, o autoconhecimento permite que você entenda suas próprias limitações, forças e áreas para desenvolvimento. Esta seção inclui uma entrevista em formato de conversa com Mayra Laska.
Parte 2 – Cultura de Design
A segunda parte foca na Criação da Cultura de Design, um tema que considero fascinante. Baseada em três pilares fundamentais, a cultura é influenciada por contextos específicos e individualidades. Nesta seção, discuto preocupações comuns na área e apresento os três pilares da Cultura de Design. Inclui também uma entrevista com Lara Mendonça.
Parte 3 – Liderando Times de Design
A terceira parte abrange os complexos desafios de montar e liderar um time de Design, tais como gestão de tarefas, desenvolvimento de competências e gerenciamento de expectativas. Destaco dois fundamentos cruciais para qualquer líder de Design: a Formação de Times e a Gestão de Expectativas. A entrevistada desta seção é Adriane Quintas.
Parte 4 – Dos fundamentos à prática
Para concluir, a última parte serve como um resumo dos aprendizados e apresenta um plano de ação para implementar o que foi abordado. Além disso, faço um apanhado geral dos Fundamentos da Liderança em Design. Esta seção fecha com uma entrevista com Diana Fournier.
Sumário
Parte 1 - Entendimentos sobre a Liderança em Design
Capítulo 1. Quero virar líder de Design
Capítulo 2. Liderança Acidental
Capítulo 3. Por que designers consideram a liderança?
Capítulo 4. Teoria dos Quatro Círculos
Capítulo 5. Além do Portfólio: Você Está Pronto para Liderar?
Capítulo 6. Tipos de Líderes de Design
Capítulo 7. O paradoxo de Times Grandes
- Entrevista com Mayra Laska
Parte 2 - Cultura de Design
Capítulo 8. Cultura Organizacional
Capítulo 9. Três pilares da Cultura de Design
Capítulo 10. Promovendo uma Cultura de Design Inclusiva
Capítulo 11. A cultura de Design em ambientes remotos
Capítulo 12. Métricas de Sucesso na Cultura de Design
- Entrevista com Lara Mendonça
Parte 3 - Liderando Times de Design
Capítulo 13. Processo de Contratação
Capítulo 14. Habilidades & Atividades como Líder de Design
Capítulo 15. Gerencie para cima
Capítulo 16. Líder de Design em Gestão
Capítulo 17. Mapeando Habilidades de Design
- Entrevista com Adriane Quintas
Parte 4 - Dos fundamentos à prática
Capítulo 18. Segurança psicológica na liderança
Capítulo 19. E agora, por onde eu começo?
Capítulo 20. Cuidando do seu Plano de Desenvolvimento
Capítulo 21. Conexões e mentorias
Capítulo 22. Liderança é uma jornada, não um destino
Capítulo 23. Os Fundamentos da Liderança em Design
- Entrevista com Diana Fournier
Infos adicionais
Título: Designer & Líder
Escrito por: Victor Zanini
Num. págs. 285 páginas
ISBN: 978-65-5872-595-4, 978-65-5872-594-7, 978-65-5872-592-3
ISN: B09ZRPJFWG
Data da publicação: 24 de setembro de 2021
Victor Zanini
Zanini é um escritor e líder em Design. Autor dos livros “Designer & Líder” e “Além do Design“, tem uma carreira voltada para a gestão de pessoas e organizações de Design. Formado em Psicologia com pós-graduações em Design e Gestão de Negócios. É professor das disciplinas de Design Ops, Design System e Liderança na PUC Minas em 2023, idealizou e, em parceria com João Paulo, fundou a Editora Brauer.
01
Além do Design: Como o DesignOps molda e define organizações de Design Eficientes.
Tá no ar! 🎙O Vozes do Design Brasileiro é o nosso podcast. Aqui conversamos com quem está escrevendo e publicando com a Brauer e com convidados especiais que são referência no mercado de Design.️
Assista no youtube
Escute no Spotify